“Juventude em REDE” recebe membros da Executiva do partido

Rede Sustentabilidade 16 de maio de 2014

O encontro “Juventude em REDE”, realizado pelos jovens militantes da Rede Sustentabilidade, começou na manhã desta sexta-feira (16) com uma dinâmica de grupo para que todos os presentes fossem apresentados.

Após essa etapa, três palestrantes convidados da Executiva Nacional da REDE deram seus depoimentos inspiradores para os jovens que estavam no evento.

A ex-senadora e Porta-Voz da Rede Sustentabilidade Marina Silva, pré-candidata à vice-presidente pela Aliança PSB-REDE, abriu seu depoimento afirmando estar muito grata em participar do encontro e enaltecendo a importância dos jovens para o partido. “Fiquei emocionada quando vi esse quadro bonito de jovens de tantos lugares do nosso país aqui. Tenham a certeza de que isso aqui é a REDE, de que vocês são o DNA da Rede Sustentabilidade.”

Além de falar sobre suas experiências, Marina disse que ouvir as gerações anteriores é imprescindível para entender o passado e mudar o futuro. “Tudo aquilo que aconteceu na minha vida eu devo aos meus mantenedores de utopia. Vocês um dia estarão aqui relatando e contando histórias. Essas conversas devem ser constantes na nossa vida. O jovem tem uma atividade muito intensa e essa militância jovem da REDE que está aqui representa isso”, conclui.

Pedro Ivo Batista, Coordenador de Organização da REDE, colocou que é preciso reavaliar as nossas práticas para mudar a atual política. “O que a juventude de hoje está construindo é algo muito novo. Estou aqui por causa disso, estou aqui porque me engajei enquanto jovem. Precisamos ser críticos e libertários. Hoje precisamos resignificar a política, pois estamos num momento de virada.”

Finalizando a etapa de palestras, Martiniano Cavalcante, membro da Executiva Nacional da REDE, lembrou sua época como sindicalista e falou sobre os problemas que a juventude precisa enfrentar. “A gente lutou muito para conseguir que nosso candidato ganhasse na CUT [Central Única dos Trabalhadores] de maneira democrática, no começo dos anos 90. Mesmo assim, após ganharmos, uma briga interna dentro do Anhembi [local onde foi realizada a eleição] desfez o que a eleição havia decidido. Na vida, você terão muitas coisas assim pela frente, e terão que lutar para que a democracia sempre seja respeitada”, finalizou.

O encontro “Juventude em REDE” continua na tarde de hoje, com discussões sobre organização interna do partido e planejamento para futuras ações. O evento estende-se até às 19h e antecede o Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade, que ocorre neste fim de semana e define o novo diretório da REDE, as táticas políticas do partido e as eleições de 2014.