Marina Silva agradece ao PSB e passa a ser filiada honorária

Rede Sustentabilidade 23 de setembro de 2015

Marina Silva agradece ao PSB e passa a ser filiada honorária

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu nesta quarta-feira, 23, a visita da ex-senadora Marina Silva, que obteve ontem a confirmação do registro de seu novo partido, a Rede Sustentabilidade. Candidata a presidente da República na eleição do ano passado, Marina agradeceu a acolhida do PSB e foi convidada a ser uma filiada honorária do partido.

“Todos vocês, da direção da Rede, que estiveram conosco serão nossos filiados honorários sempre”, disse Siqueira, em reunião na sede nacional do PSB, da qual participaram o vice-presidente de Relações Governamentais do partido, Beto Albuquerque, e o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande.

Durante o encontro, Marina entregou uma carta (leia a íntegra aqui) na qual pede desfiliação e agradece ao PSB por ter sido recebida depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro à Rede em 2013. Emocionada, a ex-senadora lembrou que, apesar disso, o então candidato Eduardo Campos reconheceu a Rede como um partido político.

“Vocês possibilitaram a nós ter uma inserção política na conjuntura nacional como um partido político sem ser um partido político. Fizeram uma aliança conosco sem que tivéssemos como aportar sequer um segundo de televisão ou qualquer estrutura, que não tínhamos, mas em torno de ideias e de um programa”, reconheceu.

Para Marina, a história vai registrar essa aliança como a inauguração de um novo momento na política brasileira, “que está precisando tanto de forças políticas que se unem não em torno da discussão de pedaços do Estado, de estruturas, mas principalmente de postura, de ideias inovadoras”.

O presidente do PSB disse que o saldo da convivência com a Rede foi extremamente positivo e defendeu que os partidos procurem se unir nas eleições do ano que vem, onde for possível. “A gratidão é recíproca, não é de mão única, mas de mão dupla. Toda experiência na vida tem suas dificuldades e seus aprendizados. O saldo, a nosso ver, é extremamente positivo e o mais importante é que podemos prolongar isso, agora como duas instituições diferentes”, disse. “Acho inclusive que as eleições municipais são um momento importante para que a gente continue nossa experiência”, acrescentou.

Vice de Marina nas eleições do ano passado, Beto Albuquerque foi convidado para também ser um filiado honorário à Rede Sustentabilidade. “A passagem de vocês no PSB era uma coisa combinada, inédita e madura, que foi construída pelo Eduardo e por todos nós. E quero que a gente siga junto”, disse.

Participaram da reunião Bazileu Margarido e Gabriela Batista, porta-vozes da Rede Sustentabilidade, Sérgio Xavier, membro da Executiva do partido, e Pedro Ivo, coordenador nacional de Organização da Rede.