Moção em apoio à proposta de acréscimo de matéria no Currículo Escolar

#Rede 23 de setembro de 2019

Estes são tempos em que a Democracia encontra-se em xeque em todo o mundo. A ruptura das instituições, a crise de representatividade, as ameaças aos direitos humanos, a desconstrução das ordens constitucionais, a confusão da opinião pública, a intolerância – todos são fatores de uma crise do nosso modelo de sociedade que ameaça nossos valores mais fundamentais.

Neste contexto, a Rede Sustentabilidade entende que a qualificação de nossa Democracia é essencial à construção de um futuro sustentável e capaz de garantir a todos um ambiente propício ao seu desenvolvimento pessoal pleno e, por isto, vem propor como alternativa possível ao Brasil o projeto de lei “Escola com Cidadania”.

Educação para a Cidadania, universal e compulsória, que muna o estudante de conhecimentos essenciais sobre as estruturas do poder político, o conteúdo da Constituição, o papel do voto, o locus do respeito e o uso eficiente da informação obtida via mídias sociais e de massa, é solução realista e inteligente para os principais problemas políticos com os quais estamos às voltas desde o grito do Ipiranga, e para aqueles que ainda estão por vir.

Propomos que, desde o ensino infantil até o ensino médio, nossas crianças e jovens sejam educados para a cidadania através de uma disciplina obrigatória que contemple noções de Direito Constitucional, teoria e história da democracia, participação cidadã no processo político, uso das mídias sociais e de massa, educação para a democracia digital e educação para a tolerância, para o respeito, para a diversidade e para a dignidade da pessoa humana.

Aderimos a esta luta com convicção e coragem para mudar o futuro de nosso país.

Brasília, 22 de Setembro de 2019.

4° Aniversário da Rede Sustentabilidade.